quinta-feira, 3 de junho de 2010

DOIS SCHOPENHAUERS E A CONTA, POR FAVOR.

A despeito de ser considerado o introdutor do budismo e do pensamento indiano na metafísicaalemã e de ter influenciado nada mais nada menos que Nietzsche, a verdade é que nunca ninguém me entendeu direito. Esse negócio de papo-cabeça é bom para angariar prestígio,conversa de boteco e faturar com algumas palestras.

É duro ver o que a gente disse distorcido ou mal-entendido. Meu famoso conceito "O mundo como vontade de representação", veja você, já foi interpretado como o desejo de uma galera em virar ator. Depois me chamam de pessimista.

Nada melhor do que o próprio blog do autor para corrigir essas distorções. Aqui comentarei, explicarei e atualizarei algumas das citações que costumam adornar prefácios, ensaios e teses.

O amor é a compensação da morte.
E o dinheiro é a compensação do cheque. Essa me veio agora.

Ler quer dizer pensar com uma cabeça alheia, em lugar da própria.
Já viu o perigo de ler algo do Gabriel Chalita?

Observei que o caráter de quase todos os homens parece particularmente adaptado a uma certa idade da vida, de modo que nela se apresenta da forma mais proveitosa. Alguns são jovens amáveis, e depois isso passa, outros, homens enérgicos e ativos, dos quais a idade rouba todos os valores. Muitos apresentam-se mais favoravelmente na velhice, quando são mais indulgentes por serem mais experientes e serenos.
E outros que eram uns bostas continuam uns bostas até o fim da vida.

O mundo não é mais do que uma representação.
E diga-se de passagem, bem malfeita. Vivemos praticamente num filme do Steven Seagal.

A solidão é o destino de todos os espíritos eminentes.
Eu, se fosse você, dava um pulo de alegria por seu anonimato.

Os eruditos são aqueles que leram nos livros; mas os pensadores, os gênios, os iluminadoresdo mundo e os promotores do gênero humano são aqueles que leram diretamente no livro do mundo.
Que publicaremos em breve. Aguarde o grande lançamento de Mundo, o livro dos livros.

Quanto mais elevado é o espírito mais ele sofre.
Fique com o seu de porco e nada lhe acontecerá.

Raramente pensamos no que temos, mas sempre no que nos falta.
E no supermercado nem no que nos falta conseguimos lembrar.

A glória é tanto mais tardia quanto mais duradoura há-de ser, porque todo o fruto delicioso amadurece lentamente.
Essa eu ouvi do Tarcísio Meira.

A modéstia é a humildade de um hipócrita que pede perdão pelos seus méritos aos que não têm nenhum.
Em outras palavras, desculpem, mas vocês não valem nada.

7 comentários:

  1. Genial. Fazia tempo que não ria tanto.

    ResponderExcluir
  2. Genial. Há tempos não ria tanto.

    ResponderExcluir
  3. Vou selecionar as que eu não entendi para vc decifrar, ok?

    ResponderExcluir
  4. Eu não deveria ter dado ouvidos a você, seu neurastênico! Por sua causa, deixei esse bigode que eu achava fazer jus a seu cabelo de Bozo. Se eu não tivesse levado a sério suas bobagens, teria certamente comido a Salomé e a Cosima... diabos, até o Wagner eu teria faturado!

    ResponderExcluir
  5. Vitor, muito obrigado pelo genial blog do além. é a primeira página que abro ao comprar uma Carta Capital. Hoje mesmo estava com vergonha em rir sozinho, num ônibus lotado em Niterói de manhãzinha, ao ler o do Michael Jackson do Pandeiro. sem modéstias shopenhauneanas, se puderes dá uma olhadela no meu humilde bloguinho.

    ResponderExcluir
  6. Divertido seu jeito de adaptar o humor ao autor!

    ResponderExcluir